Reaproveitamento de Alimentos


O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esban-jamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas.
Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo.
Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas.

Veja abaixo algumas receitas que pode ser feito com os restos de alimentos

Doce de Casca de Abacaxi com Côco
Casca de 1 abacaxi picada2 xícaras (chá) de açúcar1 pacote de 100g de côco ralado1 colher (sopa) de margarinaDescasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água.Bata a mistura no liquidificador e coe.A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o côco, a margarina e o cravo, se quiser.Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções

Doce de Casca de Banana

5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas2 1/2 copos de açúcar.Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.

Folhas de Brócolis ao Forno

600 g de folhas de brócolis (1 pé)2 ovos batidos2 colheres (sopa) de margarina¼ xícara (chá) de farinha de rosca2 colheres (sopa) de queijo raladosal à gostoCozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.

Comentário :
Todos os dias jogamos um quantidade muito grande de nutrientes na lata do lixo, como cascas, talos de vegetais, sementes entre outros. O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento ocasiona o desperdício. Faça a experiência de reaproveitar alimentos, além de serer saborosos e nutritivos também são econômicos.
Professoras Glaucia e Priscila
Fonte: georickk.multiply.com/journal/item/9


2 comentários:

Postar um comentário