Até que enfim! A Brinquedos Estrela está extinguindo as embalagens de plástico shrink – aquele fininho e elástico que envolve os jogos – a partir de agosto. Segundo Brasil Santiago da Silva, especialista técnico em plástico do Projeto Prumo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ele demora mais de 70 anos para se decompor na natureza.

“Temos responsabilidade pelas influências que passamos para as crianças. O plástico não tem função para o jogo. Apenas proteção”, diz Aires Leal Fernandes, diretor de marketing da marca. De acordo com a TNS, empresa de pesquisas de mercado, 74% das crianças brasileiras estão preocupadas com ações que possam ajudar a natureza. É por meio da escola, 90%, e da televisão, 86%, que elas mais aprendem sobre o tema.

As embalagens de papelão da linha também serão reformuladas, feitas com papel mais resistente. Elas ganharão uma plastificação especial que dará brilho e viscosidade. Assim, os lojistas poderão colar e retirar etiquetas sem danificar as embalagens. “Haverá selos de proteção para o jogo não ser aberto no ponto de venda”, afirma o executivo. Os plásticos internos que acondicionam as peças dos jogos serão trocados por outros com zip. A ideia é permitir que seja aberto e fechado quantas vezes necessário.

Agora, é relevante os fabricantes de bolachas embalar uma a uma dentro de um pacote? As lojas de calçados e bolsas precisam usar tantos papéis e plásticos para forrar e preencher os produtos? Não seria tudo isso um grande desperdício?

Fonte: Xis-xis

0 comentários:

Postar um comentário