PARQUE SANTO DIAS
Área (m²)134.000
Infra–estrutura
Playground, quadras (vôlei, futsal e basquete), aparelho de ginástica, pista de cooper, trilhas, área de estar, viveiro de mudas, viveiro de plantas medicinais, nascente com pequeno lago e várias espécies de peixe.
Fauna
Foi registrada a ocorrência de mais de 50 (cinqüenta) espécies de aves no Parque. As árvores frutíferas locais e os insetos são rica oferta de alimento e, juntamente com o abrigo proporcionado pelas densas copas de algumas árvores, permitem a diversidade da avifauna. Entre as espécies encontradas estão corujas, gaviões, sabiás, sanhaços, cambacicas, pica-paus, saíras, tiês e pequenos beija-flores. Caxinguelês, sagüis e gambás também são encontrados no parque.
Flora
A mata que recobre a maior parte do Parque constitui-se num dos últimos remanescentes de mata nativa da cidade. Destaque para a presença de uma espécie rara de palmeira – a Lythocarium hoehnei -, cuja ocorrência se restringe apenas à bacia de São Paulo, tendo se tornado escassa devido ao desmatamento decorrente da expansão da cidade. Outras espécies notáveis são o Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia) e o passuaré (Scleroloblum denudatum), que alcança até 20 metros de altura. A mata é entrecortada por caminhos, propiciando aos usuários o contato com o ambiente natural.
Particularidades
A área do Parque é originária da antiga fazenda do Instituto Adventista - colégio interno para jovens vindos de várias regiões do país, inaugurado em 1915 - que abrangia também o Conjunto Habitacional Adventista, a Indústria Superbom e o Colégio Adventista. Seu nome é homenagem a um morador do bairro Capão Redondo, morto em 1979 durante greve trabalhista.
Endereço
Estrada de Itapecerica, km23 - Capão RedondoFuncionamento
6h às 18h
Contato
(11) 5511-9356
Subprefeitura
Campo Limpo
Data de Implantação
1992
Bacia Hidrográfica
Pirajussara
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Gente, tá aí uma opção saudável de lazer, atividade física e contato com a natureza, pertinho de vocês e grátis! Aproveitem!!
E como sempre, não esqueça de comentar.
Gláucia
0 comentários:
Postar um comentário