Reciclagem de óleo usado


O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

  • permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;
  • se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;
  • fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, várias cidades em todo o Brasil têm criado métodos de reciclagem. Diversas são as possibilidades de reciclagem do óleo de fritura, entre outras finalidades destacam-se a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.

Em nossa escola fizemos sabão artesanal como uma opção de reciclagem de óleo. Veja nossa oficina de sabão :















Sabão feito com óleo de cozinha

Ingredientes

5 litros de oleo ou gordura usada
1 litro de agua ou desinfetante
1 litro de soda liquida
500 ml de desinfetante de pinho ou eucalipto
1 copo (200ml)de sabão em pó(qualquer um)

Modo de preparo

Coe a gorduraou óleo usado,coloque num balde,adicione os outros ingredientes e mexa com um cabo de vassoura ou colher de pau,por mais ou menos 40 minutos, coloque num lugar para descansar e endurecer de um dia pro outro,depois corte os pedaços do tamanho que desejar.

IMPORTANTE: Use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes.
LEMBRE-SE: Deixe o sabão em descanso depois de pronto por alguns dias, antes de usá-lo.


Queridos, sejam conscientes ! Não joguem óleo usado na pia, ralos ou descargas. Uma opção é fazer sabão ou guardar o óleo e levar prá quem o faça ou até mesmo entregar num posto de coleta. Fazendo isso, você contribuirá para uma menor poluição dos solos e das águas.
Abraços.

2 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.
 

Olá sou aluno do Profº Flavio seu marido, ele que me indicou a visitar seu blog.

Gostei do post, é uma otima idéia , caba amenizando problema que o óleo de cozinha faz ao meio ambiente,e rende bastante também.

Parabens pelo blog gostei do post.

 

Postar um comentário