Primeiro trecho da ciclovia da linha esmeralda da CPTM foi inaugurado

Dia 27 de fevereiro foi entregue o primeiro trecho da Linha Esmeralda de trem da CPTM – cidade de São Paulo.

A pista liga as proximidades da estação Autódromo à Vila Olímpia. A previsão é de que até o final deste ano outros seis quilômetros de ciclovia sejam entregues, chegando até a estação Villa Lobos/Jaguaré, com um total de 20 quilômetros de extensão.

Neste primeiro trecho de ciclovia, os ciclistas têm dois acessos: o acesso sul, pela avenida Miguel Yunes, próximo à ponte Jurubatuba, [entre as estações Jurubatuba e Autódromo]; e o acesso pela passarela da Emae [Empresa Metropolitana de Águas e Energia], junto à estação Vila Olímpia. O trecho estará aberto à circulação diariamente, das 6h às 18h.

A Ciclovia, que nasceu de uma parceria entre a CPTM e a Emae, tem um estacionamento para 48 automóveis ao lado do acesso sul para os ciclistas que forem até o local de carro. Outra novidade são os dois Pontos de Apoio ao Ciclista, disponíveis no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os “Pontos” contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes. Há também um ponto de descanso próximo à estação Santo Amaro, que conta com banheiros químicos e bancada para reparo das bikes.

A segunda fase da obra, que tem previsão de início no segundo semestre, contempla a implantação de passarelas para acesso à ciclovia.

O local definido para a implantação da ciclovia foi escolhido por existir uma área disponível entre a via da CPTM e o rio Pinheiros, ao longo da Linha 9-Esmeralda. Para que o trecho pudesse receber os ciclistas com segurança, foi feita a recuperação da pista, vedação de 12 quilômetros de faixa ferroviária em gradil, e de proteção de 14 quilômetros junto à margem do rio, além da implantação de comunicação visual nesse primeiro trecho entregue à população.

Para facilitar a chegada dos usuários à faixa destinada às bicicletas, a CPTM construiu um desvio próximo à Usina da Traição, com adaptação da passarela, escadaria e portaria de acesso à ciclovia.

Fonte: CPTM

0 comentários:

Postar um comentário