Abraço Guarapiranga 2009


Abraço Guarapiranga 2009

Em sua quarta edição, o Abraço Guarapiranga vai reunir no dia 7 de junho a população em torno da represa para aumentar a pressão por investimentos em ações de recuperação e preservação do manancial e analisar o que vem sendo realizado pelo poder público na Guarapiranga, com previsão de caminhadas, velejada, recreação, shows de artistas locais e plantios de mudas, além do abraço simbólico na represa.

A Represa de Guarapiranga abastece 3,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Apesar da importância para o abastecimento público, sua situação é preocupante. A Guarapiranga é o mais ameaçado entre os mananciais que fornecem água para a maior metrópole do País. Sua bacia hidrográfica está ocupada de forma desordenada e apresenta em muitas áreas alta densidade populacional.

A população que vive ao redor da represa é estimada em 800 mil pessoas, e apenas metade dela conta com algum sistema de coleta de esgotos. Além disso, a maioria do esgoto coletado continua sendo despejada na represa, fazendo com que a qualidade das águas dos rios e a da própria represa piorem ano a ano. A Guarapiranga sofre ainda com o assoreamento de suas margens, diminuição do espelho d´água, desmatamento e uso intensivo do solo, ademais dos impactos gerados pela construção do Trecho Sul do Rodoanel.

A reversão do quadro de degradação da represa, portanto, não é uma tarefa de fácil ou rápida solução. Para tanto, é necessário o envolvimento permanente de diferentes segmentos do governo e da sociedade em ações integradas e efetivas, que valorizem e protejam a produção de água para abastecimento público. Neste processo, cada setor social um tem sua respectiva parcela de responsabilidade. O papel do cidadão, consumidor de água, passa por usar o recurso de forma racional e pressionar o Poder Público para que assuma responsabilidades e invista em ações de recuperação e proteção do manancial.

No próximo dia 7 de junho poderemos exercer nossa cidadania em prol da Guarapiranga. Nesse dia vai acontecer o Abraço Guarapiranga 2009, evento aberto a todos e que pretende reunir os moradores da região e consumidores de água. O abraço, que está em sua quarta edição, vem se tornando um momento importante de se expressar o carinho com a represa, protestar pela situação de degradação do manancial e pressionar por mudanças que garantam a preservação das fontes de água.

Nesta edição do Abraço Guarapiranga, ocorrerão concentrações no Parque Ecológico da Guarapiranga e Barragem da Guarapiranga, será realizada no domingo 07 de junho, abrindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Na programação estão previstas caminhadas, velejada, recreação, shows de artistas locais e plantios de mudas além do abraço simbólico na represa.

Como chegar e demais informações de cada um dos pontos do abraço, está disponível na Internet: www.mananciais.org.br/abraco2009 . Domingo, dia 07 de junho. O Abraço acontece às 12hs na Barragem (Av. Robert Kenedy) e no Parque Ecológico da Guarapiranga (Riviera), compareça! Concentração a partir da 10.30 h.



1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.
 

Postar um comentário